Na maioria das vezes com relação à igreja cristã, o objetivo principal da arte bizantina foi representar por meio da arte a supremacia do espiritual sobre o material, da essência sobre a forma, e a elevação da contemplação das coisas espirituais conseqüência dessa proposição. Podemos afirmar então que a arte bizantina está dirigida pela religião. O clero também organizava a arte, fazendo com que os artistas fossem meros executores de suas obras.
O imperador não só tinha poderes administrativos e espirituais, mas era também considerado o representante de Deus. Assim os artistas faziam a imagem dele com uma auréola sobre a cabeça, muito encontrado em mosaicos, onde imperador e imperatriz na maioria das vezes encontravam-se ao lado da Virgem Maria e o Menino Jesus.
A aparência grandiosa das figuras frontais, fortalecidas nas obras da arte bizantina, deu lugar a obras que além de se manter solenes e majestosas, eram mais vivazes e variadas.
Foi da arte bizantina que surgiu os modelos para toda a Idade Média. Nela também surgiu, pela primeira vez, representações das côrtes angelicais. Dentro dos templos, a arte representou uma teologia da imagem. Na parte interna, a arte pode ser concretizada através de pinturas, mosaicos e esculturas. A imagem bizantina foi um aumento do tempo do dogma e o progresso doutrinal através da doutrina da arte.
Arquitetura
Uma das arquiteturas mais famosas foi a Hagia Sophia “sabedoria sagrada” construída por Justiniano. O comprimento médio dela equivale a três campos de futebol, combina a planta em forma retangular de uma basílica romana com enorme domo central. Quatro arcos constituindo um quadrado ( no lado contrário às paredes redondas que suportavam o peso) era o suporte para o domo. Essa mudança na estrutura é responsável pelo interior grandioso, desobstruído, e pelo domo super alto. Quarenta janelas em arco que envolve a base do domo dando a impressão de que o domo repousa sobre um circulo luminoso.Mosaico
O surgimento do mosaico deu-se nos séculos V e VI em Bizâncio, e na capital italiana, Ravena. O mosaico foi utilizado para espalhar a nova crença que era o Cristianismo. Um grande luxo, com círculos luminosos iluminando as figuras sagradas e fundo brilhante em ouro, são características desta obra.As figuras humanas eram feitas em placas de metais duro, simetricamente colocadas, parecendo estar penduradas. As figuras humanas eram altas, compridas, com rostos amendoados, olhos grandes e expressões categóricas, olhavam diretamente para frente.
Escultura e Pintura
A pintura e a escultura bizantina não tiveram grande desenvoltura, pois sofreram fortes barreiras por causa da iconoclastia. Encontra-se três diferentes elementos: os ícones, pinturas em painéis de pequeno volume, com a imagem da Virgem Maria, de Cristo ou de santos, as miniaturas, pinturas utilizadas nas ilustrações dos livros, portanto relacionadas com os temas das obras, e os afrescos, técnica de pintura mural onde a tinta era aplicada no revestimento das paredes, ainda úmidos, garantindo sua fixação.Salientou-se na escultura o trabalho com marfim, principalmente os dípticos, que eram obras em baixo relevo, formado por dois pequenos painéis que se fecham e os trípticos.
Data da aula : 15/06/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário